domingo, 28 de setembro de 2014

Meu roteiro na China e o que eu faria diferente

Fui à China a trabalho e, logo que soube que cobriria um evento em Xangai, fiz planos para ficar mais tempo por minha conta. Afinal, não iria estar lá e não conhecer Pequim. Assim, montei meu roteiro a partir dos compromissos profissionais, então, ele não é necessariamente o mais recomendável. Por isto, neste post explico o que eu fiz e o que mudaria.
A Grande Muralha é a razão principal pela qual muitos turistas vão à China, mas o país tem muito mais para ver
Voei de São Paulo a Xangai pela Emirates, parando em Dubai por quatro horas. O voo é longo, mas eu acho uma boa opção. Há quem vá pelos Unidos Unidos ou Europa. Me deram a alternativa de ir via Chicago, porém, ninguém merece fazer imigração nos EUA para ir à China ou voltar por lá.

Como são muitas horas de voo, o melhor é conseguir abrir a passagem e ficar pelo menos um dia no país da escala.
Templo Jing’an, em Xangai
Cheguei a Xangai em um sábado à tarde. Deu tempo de ir ao hotel e sair para jantar — optei por um restaurante no shopping aberto em frente do hotel. No dia seguinte e na segunda (até umas 16 horas) tive livre e passeei pela cidade. Depois, trabalhei terça e quarta cobrindo o congresso e quinta cedo fui para Shenzhen para trabalhar.

>>> Eu não começaria a visita à China por Xangai. Em Pequim, mais gente fala inglês e eles são mais solícitos para ajudar os turistas. Minha dica é começar o roteiro pela capital para ir se ambientando em uma cidade mais cosmopolita. 
Para Xangai, reserve três dias inteiros.   

Veja mais fotos nos álbuns do Facebook do Mosaico

Fiquei em Shenzhen uma noite apenas e em uma parte distante do centro. Nem deu para conhecer a cidade.

>>> Li que a cidade tem atrações interessantes, mas não é um ponto necessário a conhecer. Vale a pena ir se depois for a Hong-Kong que é do lado. Tem um grande shopping chamado Lo Wu Shopping Plaza que vende de tudo, inclusive eletrônicos.
Sai de Shenzhen numa sexta à tarde com destino a Xi’An, onde fiquei duas noites. O objetivo era conhecer os Guerreiros de Terracota, passeio que dura das 9 às 15 horas. Ao voltar, passeei pelo centro e, no dia seguinte cedo, parti para Pequim, onde cheguei ao hotel por volta das 14h30.

>>> Ver os Guerreiros de Terracota vale muito a pena e, apesar de eu ter penado em Xi’An, recomendo a cidade. Eu fiz o básico, então, acho que para conhecer melhor e até fazer outros passeios que o escritório de turismo recomenda, deve-se ficar uns dois a três dias, sendo um para ver o Exército de Terracota. 
Parque Beihai em Pequim
Pequim foi meu último destino e àquela altura já estava mais acostumada com os costumes chineses. Tanto que achei a cidade fácil e fiquei surpresa com a quantidade de pessoas tentando falar inglês — quando comentei isto com uma canadense que conheci ela discordou veemente, o que me leva a crer que eu estava ambientada quando aterrissei na capital. Fiquei meio dia de domingo e embarquei quinta, tendo até umas 16 horas para passear.

>>> Recomendo que Pequim seja a primeira cidade devido à facilidade de locomoção e comunicação em comparação com as demais. Cinco dias é um bom tempo para permanecer, mas, se ficar mais que isto, terá atrações para conhecer. Reserve um dia inteiro para ir à muralha (leia post sobre o passeio). Eu acabei deixando algumas de lado, porque era impossível fazer tudo, lembrando que as distâncias entre os pontos turísticos são enormes.   


Locomoção
Fiz todos os trechos de avião, porque não tinha muito tempo. Mas a malha de trem da China é bem boa, levando para as principais cidades. Caso optar por trem, reserve com antecedência e escolha bem o tipo de vagão e assento.


Resumo do meu itinerário
São Paulo -> Dubai -> Xangai
Xangai: 5 noites. Cheguei num sábado no meio da tarde e deixei o hotel na quinta bem cedo para voar para Shenzhen. Fiquei a maior parte do tempo trabalhando.
Shenzhen: 1 noite. Cheguei quinta cedo para trabalhar e embarquei para Xi'An no dia seguinte no começo da tarde
Xi'An: 2 dias. Cheguei sexta no meio pro fim da tarde, visitei Terracota no sábado e embarquei domingo às 10 horas para Pequim.
Pequim: 4 noites. Cheguei domingo ao meio-dia e embarquei na viagem de retorno ao Brasil na quinta às 23:55. Acabei tendo 4,5 dias.
Volta: Pequim -> Dubai -> São Paulo

Roteiro sugerido
Começar por Pequim. Em 5 dias se conhece o essencial da cidade, sendo um dia só para ver a Muralha. Se ficar mais tempo, dá para ir até onde ocorreram os Jogos Olímpicos, que eu não fui.
Xangai: em 3 dias se conhece bem a cidade, mas dá fazer em dois dias com um pouco mais de pressa.
Xi'An: eu ficaria dois dias inteiros ou três para conseguir ir aos museus e conhecer melhor a cidade, lembrando que a visita à Terracota toma das 9 horas até umas 15:30/16:00

Eu também gostaria de ter conhecido outras cidades (leia este post em inglês com dicas), como Guilin, Lhasa, Chengdu, Hangzhou e Suzhou, além de Hong Kong, Macau e Tibet. Fica para a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...