quarta-feira, 8 de março de 2017

A imperdível Phi Phi Island

Mar turquesa cercado por montanhas rochosas. O visual de Phi Phi Island é deslumbrante: montanhas, por vezes rochosas, cobertas com vegetação de mata tropical (parecida com a nossa Mata Atlântica) e rodeadas de águas cristalinas. Por isto, o local torna-se obrigatório para quem visita a Tailândia. Porém, nada de ficar horas no avião para chegar à Tailândia e ir apenas para as ilhas, OK? Inclua, ao menos Bangkok, no roteiro.
Phi Phi Island são duas, na verdade. Uma, a Leh, onde fica a famosa Maya Bay, não tem hotéis. É reserva natural e paga-se 400 bahtes (uns 40 reais) por pessoa para visitar. Se o passeio não incluir, como é o caso ao contratar barco particular, pode-se pagar o montante em um guichê na praia em Maya Bay. Peça o tíquete com carimbo, porque podem requisitá-lo ao visitar outras praias de Leh, como a Monkey beach. A outra ilha é a Don, onde ficam os hotéis, bares, restaurantes, casas de câmbio e o pier.
Maya Bay por volta das 8h45: melhor chegar mais cedo!
Como ir
Você pode tanto hospedar-se em Phi Phi Island como ficar em Phuket ou Krabi e comprar passeios de um dia. Eu fiquei em Phi Phi e amei. Há ferry-boat público que sai do Pier Ratchada, em direção a Phi Phi Island. O último zarpa às 15 horas de Phuket. Atenção se chegar de avião e for direto ao pier, pois o trajeto do aeroporto leva uns 60 minutos.
Ferry-boat: são duas horas de navegação entre Phi Phi e Phuket 
A agência brasileira que fechou nossos voos e transportes não se atentou a isto e, quando chegamos ao pier, o último ferry já havia saído. Tínhamos, daí, duas opções: ficar uma noite em Phuket ou pagar por uma lancha privada. Optamos pela segunda alternativa que nos custou 18 mil bahtes, também conhecido como o total que havíamos reservado para passar uma semana, com refeições e passeios, as três amigas. Felizmente, a agência se comprometeu a reembolsar a diferença!
Lagoon em Phi Phi Leh
Explicando melhor: há ferry-boats que fazem o trajeto desde Phuket e Krabi a Phi Phi Island, chegando ao pier em Tonsai Bay, o centrinho da ilha. Antes de comprar passagens ou planejar sua ida, procure saber os horários de cada um (saindo de e chegando a Phuket são três horários diariamente). Chegando à ilha, se seu hotel não for localizado no centro, terá de pegar um barquinho (long-tail boat) até o hotel. Alguns hotéis deixam funcionários no píer para ajudar os hóspedes.

Leia mais

Na ida, a lancha privativa nos desembarcou diretamente no hotel depois de uma viagem de uma hora. Na volta, pegamos o barco no hotel (200 bahtes por pessoa, 30 minutos de viagem) até o píer em Tonsai Bay e lá o ferry (1000 bahtes ida e volta ou cada perna por 600 bahtes) em um trajeto leva duas horas até o píer em Phuket. Lá, pegamos o transporte até aeroporto (mais uns 60 minutos). Fechamos o transfer do Brasil, pela agência, mas, localmente, eles vendem transporte por vans ou carro (entre 200 a 700 bahtes por pessoa) do píer até o aeroporto e outros pontos. 
Oferta do hotel para traslados
Vale a pena, ao reservar o hotel, perguntar se eles oferecem o transporte. O que me hospedei oferecia uma lancha até uma marina em Phuket distante 15 a 30 minutos do aeroporto (pagando à parte; e não perguntei quanto). Se estiver em grupos maiores, vale a pena cotar a lancha privativa, porque é mais rápida e vai direto ao hotel. Como dá para perceber, o caminho é longo e cansativo. Mas a vista é bonita!

Onde ficar em Phi Phi Island 

O centrinho, onde está a maior parte dos hotéis, albergues e pousadas, além das baladinhas, bares, restaurantes, lavanderias, casas de câmbio etc., chama-se Tonsai Bay. A praia ali não é muito boa, por isto, as pessoas pegam táxi barcos para ir a outras praias. Outra opção é ficar nos hotéis longe de Tonsai; e há opções em diversas praias.  
Mapa ajuda a dar noção de localização
Eu fiquei no Phi Phi Island Resort, em Loh Ba Gao Bay. O hotel tem uma praia particular  (grandinha até) e fica a cerca de cinco minutos caminhando de uma vila que conta com restaurantes e lugares para contratar passeios (e pagar menos em comparação com o hotel). Ficando em Tonsai há mais gente, restaurantes e festas, mas é mais "feio" e não tem praia legal. Eu amei a localização do meu hotel, porque, além de ter praia, está a menos de cinco minutos a pé da vila e tem acesso fácil a outra praia.

Para ir do hotel que fiquei a Tonsai, encaramos na ida uma trilha, subindo e descendo o morro por 45 minutos e voltamos de barco, que custou 200 bahtes por pessoa e demorou 30 minutos. A trilha não é difícil para quem tem preparo físico e não se importa com mato. Recomendo usar tênis. A vista, ao chegar, é linda!
Visual ao acabar a trilha que liga Loh Ba Gao Bay a Tonsai Bay
Uma coisa que observei é que muitos hotéis com cara de pousadinha simples de praia se chamavam de resort. Então, confira as fotos dos hóspedes antes de fechar para alinhar as expectativas. Em Phi Phi Island, pode-se ficar desde em esquema resort (de verdade) cinco estrelas até em hostel. Há alternativas para todos. E há muitos, muitos mesmo, casais em lua de mel!

Passeios
Maya Bay, internacionalmente conhecida por ser o cenário do filme "A Praia", é o passeio obrigatório. Para mim, a melhor escolha é fechar um passeio privado, com barco somente para você e seus companheiros de viagem. Mas há também muitos passeios em barcos maiores e mais rápidos com várias pessoas, em um circuito que inclui diversas paradas e almoço. A diferença é que no long-tail boat privado contrata-se períodos pré-combinados, podendo ficar o tempo que quiser em cada parada.
Rua da praia, em Tonsai
Optamos pelo barco privado, mas não a lancha rápida, porque custava três vezes mais. A dica é sair cedo para chegar à Maya Bay antes dos barcos que vêm de Phuket e Krabi, lotados de gente, chegarem. Nós não fomos supercedo, porque, como os morros são bem altos em Maya Bay, o sol custa a aparecer. Chegamos para pegar o barco às 7h50 (estávamos em Maya umas 8h45) e o passeio acabou às 12h30.


Nosso capitão não falava inglês, mas isto não atrapalhou em nada. O barco oferecia garrafas de água, máscara de nadar e snorkel. Fomos primeiro a Maya Bay e depois fizemos snorking, passamos por alguns dos principais pontos como Pileh Lagoon, Loh Samah Bay, Monkey beach,Viking cave e Wang Long Bay (lindíssima). O circuito depende das condições climáticas. Se tiver muito vento, eles não dão a volta na Phi Phi Leh. Demos sorte que o tempo estava bom quando fomos e pudemos contornar a ilha.

Phi Phi Island também é point para mergulho. Se tiver certificado Padi, não se esqueça de levar a carteira. Outras opções de passeios incluem trilhas, snorkeling e visitas a outras praias e ilhas, como Mosquito Island e Bamboo Island. Tentamos ver o pôr-do-sol em Nui Bay, mas as meninas desistiram no meio da trilha (é íngreme de verdade e estávamos de havaianas). Dizem que é o mais lindo da ilha! Pode-se chegar de táxi barco também!
Confira mais fotos de Phi Phi, da Tailândia e de outros destinos
na página do Mosaico no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...