sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dubai desértica: fazendo rally para conhecer as dunas

*Por Danilo Godoy (texto e fotos)
Qualquer turista, mesmo o mais desavisado, começa a perceber lá pelas 15 h, 16 horas um movimento de vários jipes, estilo Cherokees, parando nas portas de hotéis. Uma das grandes atrações de Dubai o deserto.
Muitas empresas organizam passeios turísticos que incluem rally, paradas no meio do deserto, onde se olha para os quatro cantos e tudo o que se vê são dunas e mais dunas de areia e um espaço (como se fosse um acampamento beduíno) construído no meio do nada com passeio de camelos, shows típicos de dança do ventre, jantar com especiarias, tatuagens de henna e, como sempre, souvenires.

Vale muito a pena o passeio, que dura cerca de 6 a 8 horas. Alguns detalhes são importantes: pesquise a companhia que você quer fazer o passeio. Eu fiz com a Lama Tours e tive uma experiência boa com este passeio especifico.

Outro aspecto importante: estive em Dubai no fim de fevereiro, uma época que é totalmente fora de temporada. Este mesmo passeio, em alta temporada, pode ser um tanto quanto “farofa” e sua vista para o deserto pode ficar comprometida cheia de carros e pessoas tirando fotos.

Leia também:
Em fevereiro, é inverno lá. Durante o dia, a temperatura é alta, na casa 25, 30 graus, mas, no deserto, a história é diferente: quando o sol se põe, faz um baita frio. Recomendo levar um agasalho na mochila e ir de calça, mesmo passando um calor durante algumas horas, porque, à noite, você ficará mais confortável.
Um fotógrafo do local irá tirar fotos de todos, fique esperto, se quiser comprar estas fotos, pois eles chutam o preço muito alto, mesmo. Se realmente quiser comprar as fotos, chame o fotografo de canto, longe de outros turistas, e tente negociar. Foi o que fiz e ele acabou fechando um preço “caro” para os meus padrões, mas em vez de apenas dez fotos levei 30. 

Uma dica importante antes do passeio é não ter almoçado pesado, pois no momento em que os carros adentram nas areias do deserto, o motorista pode fazer o trajeto com emoção ou sem emoção. O com emoção é como se fosse uma montanha russa, se tiver o estomago fraco, vá com calma na hora do almoço.
* Danilo Godoy é cineasta. Em Dubai, concorreu na a categoria Best Fiction no Original Narrative com seu  curta-metragem Minhas piores lembranças do fim do mundo são aquelas que não guardei nem por um segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...