quinta-feira, 23 de abril de 2015

Coisas que você (realmente) quer saber sobre Dubai...

...mas não consegue achar em nenhum guia turístico, muito menos no santo Google

*Por Danilo Godoy (texto e fotos)

Tive uma grande oportunidade recentemente de ser convidado por um festival de cinema a exibir um filme meu em Dubai. Confesso que nunca havia pensado em fazer turismo pelos Emirados Árabes, mas logo pensei em aliar meus dias de trabalho com alguns momentos de turismo clássico para conhecer a cidade e seus arredores, o que se tornou uma experiência única. Acredito que a expressão adequada para descrever Dubai é esta: uma experiência.
Não ache que se programando para ficar quatro dias vai conseguir ver tudo que a cidade oferece. Em quatro dias é possível conhecer alguns pontos turísticos essenciais, mas a cidade merece uma imersão entre seus três lados: o moderno, o histórico e o deserto.

Nunca havia pisado no Oriente Médio, e nunca havia tido contato com a cultura árabe ou islã tão de perto, então, estava ansioso também com estes aspectos. Tudo isto somado à ansiedade de ficar cerca de 15 horas seguidas dentro de um avião. O trajeto São Paulo — Dubai pela Emirates é o voo direto mais longo que existe saindo do Brasil para o exterior.

Dubai é uma cidade de limites, tudo nela é: mais e maior. De tão grande, incrível e ostensivo alguns feitos arquitetônicos até parecem falsos, como se fossem parte de uma maquete.  Tenho o costume de que sempre quando viajo para um lugar novo faço no primeiro dia um “reconhecimento” do espaço. Tento entender a geografia da cidade e como se locomover nela da melhor forma possível.
Creek, Abra, Bur Dubai e Deira 
Dubai é uma cidade grande, muito grande. E não possui um centro onde as atrações mais interessantes estão localizadas, então o primeiro conselho que posso dar para quem quer conhecer bem Dubai é: vá com seu bolso preparado ou vá com bastante tempo.

Para exemplificar: decidi no meu primeiro dia fazer um city tour com aqueles ônibus vermelhos da City Sightseeing. O preço tabelado é salgado: 240 AED (aproximadamente R$ 210,00). É possível fazer quatro rotas, porém, só fiz as duas principais.

Para ter uma ideia do tamanho da cidade estas duas rotas completas levam cerca de quatro horas, sem contar se você quiser descer em uma delas para ver algo, comer e depois voltar. Ou seja, nesse primeiro dia só fiz isso. Porém, foi a melhor coisa que fiz, pois consegui ver de fato o tamanho da cidade e isso me fez pensar melhor no meu gasto de dinheiro e de tempo.

Conhecendo Dubai:

* Danilo Godoy é cineasta. Em Dubai, concorreu na categoria Best Fiction no Original Narrative com seu curta-metragem Minhas piores lembranças do fim do mundo são aquelas que não guardei nem por um segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...