terça-feira, 16 de julho de 2013

O refúgio romântico de Santo Antônio do Pinhal

Localizado um pouco antes de chegar a Campos do Jordão (São Paulo), antes de subir a serra, a Estância Climática de Santo Antônio do Pinhal ganhou fama por ser um dos destinos preferidos dos casais em busca de sossego e romance. Muitas pousadas de charme aproveitaram o clima de montanha, a tranquilidade da cidade e a linda paisagem para se instalarem na região.

A cidade é bem pequena, sem a badalação da vizinha Campos do Jordão, mas oferece alguns restaurantes e lojas (com destaque às de artesanato local) e pode ser o ponto central para quem quiser fazer diversos passeios pelos arredores (veja um mapa com sugestões aqui). Além disto, quem se hospeda em Santo Antônio do Pinhal pode facilmente passar o dia em Campos do Jordão — só atenção à estrada que não é das melhores.
O inverno é a época mais procurada pelos turistas — e também a mais cara —, pois é quando a cidade conta com um calendário de atividades que inclui o festival de inverno, a feira de artesanatos, Feirart, e a Festa da Orquídea, que homenageia os produtores da flor. Mas nada impede de o turista desfrutar as belezas do local durante os outros meses do ano.  Entre as atrações naturais, visite as cachoeiras distantes uns 7 km da cidade.
Santo Antônio do Pinhal é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a estes municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

A cidade foi fundada em 13/06/1860 e está a uma altitude de 1.143 metros. Em 2007, segundo o IBGE, tinha uma população de 6.560 habitantes que habitavam uma área total de 133 Km².

Alguns sites sobre a cidade com informações adicionais:

  • http://www.santoantoniodopinhal.sp.gov.br/turismo/
  • http://www.santoantoniopinhal.com.br/
  • http://www.guiadesantoantoniodopinhal.com.br/
  • http://www.santoantoniopinhal.com/




Informações úteis - Hotel
Quando fui: em maio de 2010
Hotel que fiquei: Pousada Villa Campestre
Por onde reservei: direto com eles
Preço: Não tenho mais, porque faz tempo que fui
O que achei: A pousada é lindinha e fácil de chegar. Conta com piscina adulto e infantil, trilha ecológica, campo futebol, lago entre outras atividades de lazer. Oferece apartamentos e chalés, sendo os chalés os mais charmosos já que alguns têm lareira, banheira de hidromassagem, sacada com rede. A pousada é muito charmosa e além do mais serve um café da manhã delicioso!

Crédito: algumas fotos foram retiradas do banco de imagens do site da prefeitura da Estância Climática de Santo Antônio do Pinhal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...