segunda-feira, 6 de maio de 2013

Visita à Isla del Encanto em Cartagena das Índias


Cartagena de Índias, na Colômbia, vale bem mais pelo centro histórico – a ciudad amurallada – que pelas ilhas ou praias, bem menos bonitas que o nosso litoral brasileiro. Contudo, isto não significa que, quem visitar esta parte encantadora do nordeste colombiano, deva excluir os passeios às ilhas do Parque Nacional Corales de Rosário (leia mais aqui).

Entre tantas opções, escolhi o passeio para ir à Isla del Encanto, pois, segundo me disseram, é a que conta com mais infraestrutura e é a mais bonita. Não sei dizer se é verdade, pois só conheci esta e nos demais dias trabalhei e visitei o centro histórico. Há pelo menos dois passeios obrigatórios para quem vai à Cartagena: caminhar pelas ruas e vielas da cidade murada e ir a uma das ilhas que compõem o Parque Nacional Corales de Rosário.

>>> Leia também: 

Os passeios a estas ilhas me pareceram todos bem semelhantes. São superturísticos e bem no estilo excursão. A diferença entre as ilhas é a infraestrutura elas têm para oferecer aos hóspedes de um dia. O esquema não me agradou muito: o receptivo passa nos hotéis para pegar os hospedes e leva para a marina em um ônibus aberto (daqueles bem de turistas, com ambulantes entrando e vendendo chapéus). Ali, pegamos um barco.


A viagem em alto-mar demora pouco mais de hora para chegar ao parque nacional. Na ida, o barco passou por diversas outras ilhas e contou um pouco sobre cada uma delas. É bastante interessante esta parte do passeio, quando também se pode observar as ilhas (e suas instalações) de longe.

A Isla del Encanto, como o nome diz, uma ilha no meio do mar do caribe. Você pode optar de passar o dia em uma das espreguiçadeiras, mergulhando no mar calmo à frente; pode também relaxar em uma das redes e até jogar alguma coisa que o lugar oferece, como pebolim ou tênis de mesa.

O meu passeio dava direito a almoço com suco, mas todo o resto era à parte – e é aí que eles ganham mais dinheiro. Ao chegar, há um “malho” nos turistas pelos passeios extras. Mergulho com cilindro ou snorkel é um deles. Na minha turma, só o snorkel fez sucesso. E eu fui uma das que optou.

Instalações da Isla del Encanto
Não acho que vale a pena ir se não mergulhar, mesmo que só com snokel. Sendo bastante sincera, eu estava achando tudo meio besta até ver os peixinhos, os corais e o fundo do mar. E eles são muitos e lindos. Adorei. É tão legal quanto o mergulho com snorkel em Abrolhos

No pacote, estavam inclusos o colete, máscara e snorkel. Para quem não se virava muito bem no mar, havia uma bóia extra que era puxa por uma corda por um dos guias. Aliás, eles foram bastante atenciosos. Diferente de alguns passeios de observação do fundo do mar, neste tínhamos de seguir o guia que ia mostrando os peixes e os corais e explicando algumas curiosidades. Foi bem gostoso!

A Isla del Encanto dizem que fica mega lotada na alta temporada. Como eu fui em setembro, estava bem vazia. Achei o lugar mais simples do que esperava. Vale pelo o sossego, já que nas praias de Cartagena de Índias a quantidade de ambulantes te vendendo de t-u-d-o atrapalha um pouco. Eu não tive tempo de frequentar as praias, mas uma amiga minha que foi disse que é terrível, porque os ambulantes não respeitam o tradicional “no, gracias”. “Teve uma vez que eu disse não e mesmo assim a vendedora começou a passar um creme na minha perna para eu comprar”, me contou.


Programe-se

  • Reserve um dia para o passeio. O receptivo passa nos hotéis por volta das 8 horas (em alguns mais cedo) e chega de volta ao porto no fim de tarde – o transporte de volta não estava incluso;  
  • Use roupas leves e chapéu ou boné. Lembre-se de que passará um bom tempo no barco e depois é praia;
  • Leve protetor solar – repelente também é ideal, mas eu não tinha; 
  • O lugar aceita cartão de crédito, mas é sempre bom ter um dinheiro trocado para comprar bebidas e algum artesanato se quiser prestigiar. 

Porto à vista

PS: Visitei a Colômbia em setembro de 2012 e só escrevi sobre ela em maio de 2013. Para piorar, perdi meu caderno com as anotações (algo inédito em 15 anos de jornalismo :-o ), por isto, faltam muitos detalhes importantes, como os preços dos passeios e das comidas, por exemplo. Para compensar, divido o assunto em alguns posts para deixar a leitura mais agradável. Clique aqui para ler tudo!


Informações práticas - Hotel
Quando fui: em setembro de 2012
Hotel que fiquei: no Hotel Almirante Cartagena Colombia (Avenida San Martin calle 6ª esquina - Bocagrande)
Por onde reservei: direto com eles, mas o hotel tinha parceria com o Andicom, evento que eu fui.
O que achei: Ótimas instalações, perto da praia e de restaurantes, mas atenção: ele fica em Bocagrande e não dentro dos muros. Eu preferi, porque os hotéis no centro histórico me pareceram ou muito velhos ou muito caros. 

                                                                          >>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

2 comentários:

  1. Você sabe como são higienizados os equipamentos de snorkel? Em Tulum, no máxico, não fiz porque não tive coragem rs

    ResponderExcluir
  2. Fui em novembro de 2016 a Islas del Encanto.
    Gente, cadê o tal mar azul turquesa do Carina que li em várias descrições de viajantes???
    Estava mais para mar de Itanhaem! Aguas escuras, muito coral quebrado no fundo. Fiquei decepcionada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...