sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dicas para viajar ao Uruguai

País vizinho e cada vez mais atraente para os brasileiros, o Uruguai realmente merece estar na rota de passeios. Não para uma viagem longa, mas cidades como Montevidéu e Punta del Este são ótimos destinos para um feriado prolongado. Colonia del Sacramento também vale a visita, tanto indo de carro ou ônibus desde Montevidéu, quanto de barco, saindo de Buenos Aires. Antes de embarcar, confira algumas dicas que podem ajudar no planejamento!
Brasileiros estão isentos de visto tanto a turismo como a negócios, para permanência de até 90 dias. E  podem viajar com passaporte original válido ou com a carteira de identidade original em bom estado de conservação (nenhum outro documento é válido como documento de viagem ao Uruguai). Eu prefiro sempre levar o passaporte, porque algumas imigrações implicam com o RG (foto velha, mau conservação, autenticidade duvidosa ou falam que é antigo...). Para não ter erro e estragar a viagem, certifique-se de que seu passaporte está em dia: ou seja, que não expira dentro de seis ou menos meses.

- Não é necessário tomar nenhuma vacina para ir ao Uruguai.

- Apesar de a moeda oficial ser o peso uruguaio, real, dólar e peso argentino são bem aceitos em vários estabelecimentos comerciais. Fique atento à cotação oficial para saber se o câmbio vale ou não a pena.

- Há casas de câmbio em vários pontos da cidade, o que facilita buscar o melhor câmbio. Troque um pouco de dinheiro no aeroporto só para ter mesmo uns trocados para o taxi e deixe para ir trocando o restante aos poucos e conforme achar cotações favoráveis.

- Importante: os gastos em restaurantes e com aluguel de carro tem parte do imposto (IVA) devolvido quando pagos com cartão de crédito. Ninguém soube me informar o porcentual correto, mas pelos meus cálculos é pouco mais de 10%, o que cobre o IOF de 6,38%.
Estradas são planas, retas e vazias: um convite para alugar carro
- Alugar carro é uma boa opção quando visitar as cidades próximas, como Punta del Este e Colonia del Sacramento (sendo que para Punta é essencial). As estradas são boas e os pedágios, baratos, mas a gasolina é bem carinha.


- Programe-se para visitar as vinícolas. Muitas se concentram perto de Montevidéu, mas tem bodegas também em Carmelo, não muito distante de Colonia del Sacramento. A maioria pede para reservar com pelo menos duas semanas.

- Compre vinhos: free shop, bodegas e lojas especializadas são boas opções. Cada pessoa pode trazer ao Brasil 12 litros. Na Bouza, eles vendem caixas forradas com isopor que são ideais para transportar vinhos.
Parte de vinhos no free shop do aeroporto na chegada 
- Uma grata surpresa foi encontrar Wi-Fi aberto em muitos lugares, até na rua. A prática também vale para restaurantes, hotéis, cafés etc.

- O aeroporto é super bom e moderno, além de contar com Wi-Fi (ou pelo menos promete... porque eu não cheguei a testar).

- Não se preocupe com o espanhol. Eles são solícitos e bem-dispostos a ajudar o turista.
Fábrica da La Pataia, o doce de leite mais famoso do país

- Os restaurantes não incluem o serviço na conta. É praxe dar 10%. Aliás, eles costumam colocar azeite à mesa; e no couvert vem sempre maionese. Alguns lugares não cobram o cubierto, mas a maioria sim.

- Tomada: eu odeio a falta de padrão entre os países. No Uruguai são três furos redondos, mas não é o padrão brasileiro. Então, leve um adaptador universal.


- Desencane porque você vai engordar: então, beba o delicioso vinho deles (Tannat é a uva mais conhecida do Uruguai) e coma o doce de leite, porque são incríveis. Eu não gosto de iogurte, mas quem prova diz que é fantástico! La Pataia é o doce de leite mais famoso do país; eles fazem também alfajores deliciosos.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...