domingo, 26 de agosto de 2012

Buenos Aires para quem já conhece a capital da Argentina

Um dos destinos preferidos pelos brasileiros, a capital da Argentina é perfeita para uma viagem durante um feriado prolongado. Por isto, muita gente volta a fazer turismo em Buenos Aires  ainda mais com as promoções das companhias aéreas. Se você já conhece a cidade portenha, que tal aproveitar os dias para desfrutar novos passeios?
Foto: Wikipedia
Voltei a Buenos Aires em agosto de 2012 (já tinha ido em julho de 95 e junho de 2004) e não quis repetir a rota turística. Então, segui dicas de amigos que visitaram a cidade recentemente para montar um roteiro alternativo. Aqui compartilho as dicas que me passaram acrescentando o que eu fiz e o que eu achei! Se tiver mais sugestões, basta acrescentar comentando este post!
Bares à noite, lojas de dia
Passeios e compras
- Palermo Soho: o bairro é muito agitado, reúne diversos bares e muitos dos melhores restaurantes. Meu hotel era na rua Honduras a poucos minutos de caminhada para a Plaza Serrano (oficialmente, Plazoleta Julio Cortazar). A praça é uma delícia. À noite, jovens lotam os diversos e, aos fins de semana, há uma feirinha inclusive usando o espaço dos bares, com artigos de artesanato, roupas e bijuterias. Vale a pena dar uma volta lá. Caminhe também pelas ruas ao redor.
  • Comprei um vinho na loja Lo de Joaquin Alberdi, que fica na Jorge Luis Borges 1772. O lugar oferece degustações também.
  • Gostei da loja Palito Bombón Vestite (abaixo)
  • Fui ao Bar Abierto à noite. Atendimento ruim, mas tocava um jazz gostoso.

- Villa Crespo: dica da Nadja, do blog Se vira nos (quase) 30. “Ao lado de Palermo, depois da Av. Córdoba. É um bairro revitalizado, com outlets e bons restaurantes. Bonitinho.” Fui e realmente é legal para depois que você já conheceu o básico, mas as lojas não são mega baratas, como nos outlets de Miami (leia post sobre o paraíso das compras).

- Para comprar roupas de couro, a dica é ir à loja Maybe. Minha mãe que indicou. Por ser fábrica, eles fazem ajustes na hora ou fabricam um casaco de um dia para outro.

- Tango, dica de Ale Moreno: “Se quiserem conferir um dos famosos shows de tango com jantar... O mais famoso é o Señor Tango, como eles dizem, uma coisa meio Broadway. Eu não gosto desse espetáculo feito sob medida para turistas e o mais grave: a comida é horrível. Na Avenida 9 de Julio, praticamente em frente ao Obelisco, num antigo cinema, tem o Tango Portenho. Lá, o jantar é legal e o show bem bonito. Se tiverem grana e quiserem algo requintado, vá ao incrível cabaré do Hotel Faena. É tuuuuudo!!! Show moderno, pessoas lindas e jantar delicioso!!!”

Restaurantes
Comer em bons restaurantes ainda não está caro em Buenos Aires, principalmente, quando comparado com São Paulo. Então, aproveite a estadia para conhecer alguns dos melhores restaurantes da cidade.

- Crizia: em ambiente moderno, bastante escuro, este badalado restaurante oferece pratos que tendem para cozinha contemporânea. Achei muito bom. A comida estava ótima, atendimento perfeito e preço justo. Os pratos custam entre 78 pesos (linguine salteado com zucchini y albahaca) 215 pesos (parrillada de pescados y mariscos para duas pessoas). Carta de vinhos com muitas opções. Optamos pelo Animal Chardonnay, da bodega Alma Negra.
Parrillada de pescados y mariscos que serve duas pessoas: uma delícia
Sucre: infelizmente não consegui ir a este restaurante, que é muito bem-recomendado pelas pessoas.

Casa Cruz: está entre os mais badalados restaurantes da cidade. A porta pesada e dourada de cara mostra um ambiente “chique-descolado”. É elegante, mas com um ar relaxado. Repare na adega linda que fica no fundo. Amei! Atenção porque é necessário fazer reserva. Os preços: primeiro prato: de 38 pesos a 95 pesos; segundo prato: 82 a 210 pesos; vinhos a partir de 75 pesos argentinos.

- Tegui: dos mesmos donos do Casa Cruz. Meus pais que recomendaram. Disseram que foi difícil achar porque é uma porta preta sem muita indicação do local. Comeram o menu degustação e adoraram.

- Rosa Negra: também recomendação dos meus pais. Fica em San Isidro. “Se forem para almoço, podem ir de trem...é longe, bonito e tem comida boa”, disse dona Claudia.

- Cabaña Las Lilas: dica do querido Ale Moreno. Localizado em Puerto Madero e inaugurado em novembro de 1995, é o primeiro empreendimento do gênero a ser realizado em parceria com os proprietários dos restaurantes Rubaiyat, em São Paulo. “Apesar de ser famoso por sua carne, claro, o camarão do Las Lilas é divino. Delicioso, mas algumas pessoas consideram caro. Pelo nível, não é. De qualquer maneira, está em Puerto Madero, onde existem váááááárias opções lado a lado. Detalhe importante, como no Rubaiyat, só aceita Visa e Amex. Não aceita Mastercard”, contou. (Av. Alicia Moreau de Justo 516 - Puerto Madero)

- Las Violetas: dica do Ale Moreno, que prefere este café, embora todo turista visite o Café Tortoni. (Rivadavia, 3899).

- Pizzeria El Cuartito: outra dica do Ale. “Se quisererem conhecer um lugar tipicamente portenho, este lugar é incrível. Parece um botequim, cheio de referências de futebol, frequentado só por portenhos, reduto de intelectuais, jornalistas etc. Lá, o carro chef é a pizza de queijo com cebola. Nossa! O perfume é divino, além de bem gostosa, claro.”

- Siga La Vaca: fujam dele! “Churrascaria ‘pega turista’. Eu achei horrível. Devia ter desconfiado diante do preço”, contou o Ale.

- Gran Bar Danzon: ainda seguindo recomendações do Ale Moreno. “Da última vez que fui, um amigo nos levou para conhecer alguns lugares e demos uma passadinha nesse winebar que, depois, descobri ser da mesma rede que o Sucre. Elegante, parece bem bacana.”

Hospedagem
Quando fui: agosto de 2012
Hotel que fiquei: Five Cool Rooms
Preço: era US$ 80/noite no quarto pequeno, mas mudamos para um maior
O que achei do hotel: Apesar da ótima localização, o hotel é horrível. Não se engane pelo site, o hotel é muito sujo. Parecia que a faxineira não ia há muitas semanas. Além disto, em um dia a pia entupiu e no outro a privada quebrou. O hotel vendia-se como boutique, mas não passava de um albergue de luxo. Nada contra ficar em albergue, o que já fiz muitas vezes, mas não pagando o preço de hotel bom.
Por onde reservei: Booking

1. Vamos neste carnaval passar nossa quarta estadia em Buenos Aires. A 1a foi só pra dar uma guaribada geral. A segunda, pra conhecer coisas que não tinhamos visto como o La Bombonera, percorrer as feiras, a Catedral Ortodoxa Russa, dissecar San Telmo, abusar de Puerto Madero. Na última tentamos encontrar(sem êxito)o Club del Vino(deve ter acabado)e o Museu Che Guevara, e olhem como andamos. Esquadrinhamos a Avenida de Mayo e achamos o Ed. Barolo e até a sede da Associação das Madres da Plaza de Mayo. Fomos a manifestações(greve dos funcionários do Teatro Colón, barraca em apoio aos índios, passeata de repudio aos mortos num incendio criminoso numa boite)e me entrevistei até com um dirigente do Partido Obrero. Fomos nos últimos museus que faltávamos visitar. Passamos um belíssimo reveillon em Puerto Madero tomando duas garrafas de vinho e mais barato do que em Salvador, e deu tempo até para sermos roubados pois roubaram minha carteira perto do hotel no 1o dia do ano. Um programa nosso é obrigatorio, ir no Café Tortoni, mas continuamos indo em bons restaurantes, o Filo,o romantico El último beso,assim como a boas casas de jazz como o Thelonius, e o Notórius Club. Daquela vez tentei ir a cidades proximas, mas me façam o favor, não vão a Santo Antonio de Areco, foi uma dec epção, andamos até nãop aguentar mais e só encontramos lugares fechados, com exceção do bom museu-casa do gaúcho.
    Estou procurando onde ir desta vez, mas confesso que ainda não acabei meu roteiro.

2. Oi, Franklin, obrigada pela mensagem e por compartilhar a sua experiência. Muito legal!

Para ajudar no seu roteiro, deixo dicas de blogs sobre a cidade escrito por pessoas que moram lá. Acho que serão bastante úteis.

Boa viagem!

3. Fui em novembro de 2013 e passei 04 dias em Buenos Aires. Cheguei na cidade na expectativa pela comida, porém não vi nada de agradável, muito pelo contrário, fiquei a base de comida insossa e crua. Chorei de saudade da nossa culinária (mineira). Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...