terça-feira, 3 de julho de 2012

Um carnaval em Praga e a beleza da cidade apesar da chuva

Certamente, teria sido mais agradável, se não tivesse chovido todos os dias, mas, mesmo com a garoa que não cessava, a capital da República Checa, Praga, não desapontou.


Passei o carnaval de 2009, portanto inverno, lá. Nevou e, à noite, o frio era intenso – pelo menos para uma brasileira. Mas ignore esta parte e vamos ao que interessa! Vou ser repetitiva ao dizer que Praga, como muitas cidades europeias, é bem pequena, porém, neste caso específico, lembro-me de ter – literalmente – feito tudo o que interessa a pé, então, “pequena” não é força de expressão.
O hotel onde me hospedei ajudou bastante. O Hostel Christie fica na Vladislavova 20, uma localização excelente para acessar a pé todos os principais pontos turísticos. Em minha opinião, este é um dos itens principais ao viajar, pois facilita demais e deixa a estadia mais agradável. Cansou de caminhar? Dá para retornar ao hotel, descansar, tomar um banho e recarregar as energias. Exagerou nas compras? Sem galho, dê um pulo no hotel e deixe as sacolas no quarto.


Outra dica importante é sempre pedir na recepção do hotel um mapa da cidade – normalmente eles têm mapas ótimos e de graça – e peça para marcarem no papel onde você está e quais são as atrações imperdíveis. Assim, você garante a visita pelo menos aos pontos mais turísticos. 


Agora sim: eis o que não se pode perder estando em Praga – um super obrigada à Thais, pois sem ela acho que não conseguiria me lembrar de todos os lugares que conhecemos:
- Castelo de Praga (em Hradcany): vale dedicar pelo menos meio dia para conhecer. É uma das atrações mais interessantes de Praga. É possível ir caminhando e, assim, dá para aproveitar e conhecer a ruas próximas e um pouco mais da vida local.

Ele é considerado o maior castelo medieval do mundo com seus cerca de 570 m de comprimento por, em média, 130 metros de largura. Suas origens estão no século IX e em sua área se encontra a Catedral de São Vito.

- Ponte Carlos: liga a cidade velha ao Castelo de Praga e é cheia de monumentos. Ponto turístico típico, pois é uma das pontes mais antiga de Praga. Está sempre lotada e em fevereiro ventada bastante. 

- Cidade velha (Staré Město): é a região mais lindinha da cidade, onde estão as principais atrações (fora o Castelo e a Ponte). Não deixe de visitar a praça principal, onde se encontra o relógio astronômico, chamado de Orloj, e permaneça nas redondezas até dar a hora cheia. A mudança da hora é antecedida por um teatrinho, uma demonstração iniciada com a estátua da morte virando sua ampulheta. Ao mesmo tempo, é iniciada a parada dos 12 apóstolos. 
Na Cidade Velha (Staré Město), também estão igrejas góticas e sinagogas interessantes. Andando por esta região, existem também construções muito bonitas como o teatro nacional. Cansou? Sente em um dos cafés e relaxe!

Sinagoga Staronová: data de 1270 e é uma das mais antigas sinagogas da Europa. Foi construída em estilo gótico e marca o bairro judeu.  

-
Malá Strana: é uma das regiões menos afetada pelas construções modernas, que rodeia o castelo. No centro do bairro, está a igreja de São Nicolau. Observe, ao caminhar pelas ruas, que as casas levam animais no topo de suas portas. A explicação é que, antes de ter números, as casas eram identificadas por símbolos. A rua Nerudova é a mais emblemática. Aliás, ela leva este nome em homenagem ao escritor Jan Neruda, do século 19, que morou na “casa dos dois Sóis”.
- Menino Jesus de Praga: lá o pessoal mal fala dele, mas os brasileiros em geral querem visitá-lo. A famosa imagem do menino Jesus de Praga fica na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Malá Strana. 

Ilha de Kampa: quase embaixo da Ponte Carlos, um pedacinho de terra no meio do rio Vltava, um dos lugares mais bonitinhos de Praga.


Compras 
Nas ruas, principalmente, nas mais turísticas, existem muitas lojas de presentinhos, o famoso souvenir. Lembro-me de ter visto muitas marionetes (odeio!) e garrafinhas com bebidas como absinto. As lojas com as lembranças regionais podem ser encontradas no centro antigo e perto das atrações turísticas.
O bairro judeu concentra as lojas de grife. Muito luxo perto da praça principal! Já no centro comercial, existem lojas de roupas com preços convidativos. Ótimo para passar o fim de tarde e começo de noite, uma vez que, no inverno, escurece muito cedo.

Mais no centro ficam as lojas de comércio local e também as casas de câmbio, que, na verdade, algumas são umas portinhas-cabines. Sempre melhor trocar o dinheiro (eu levei dólar) nestes locais que no aeroporto, onde, normalmente, o câmbio é ruim para o turista. Atenção que o valor da moeda (coroas tchecas, eles não estão da zona do Euro) varia diariamente e a cotação muda em cada casa de cambio. 
Hospedagem
Quando fui: carnaval (fevereiro) de 2009
Hotel que fiquei: Hotel Christie
Preço: A diária custou cerca de 60 euros para duas pessoas.
O que achei do hotel: É um 4 estrelas bem-localizado que, na época em que fui (fevereiro de 2009), tinha um excelente custo/beneficio.
Por onde reservei: Venere
>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...