terça-feira, 17 de julho de 2012

Pegando carona na Alemanha com o site Carpooling.com


Por Jordana Viotto*

Desde a primeira vez que usei um site baseado em recomendação - MercadoLivre, em 2006 - acho sensacional este conceito. Já vendi muita coisa no site, com pouquíssimos mini perrengues (bem mini mesmo), depois aluguei hoteis (Booking.com, TripAdvisor), consegui trabalhos (Proz) e mais recentemente, peguei carona no Carpooling.com.

Fui pra Berlim (uma das cidades mais fantásticas que já conheci na vida, recomendo muito!!) e queria ir visitar uma amiga em Bochum, como ela mesma diz, a Araraquara da Alemanha. Bochum fica distante uns 500 km da capital e, como decidi na última hora, não consegui passagens com bons preços.

>>> Leia também: Free tour em Berlim

Uma ida-e-volta me custaria, no mínimo, 200 euros. Considerando que a viagem inteira estava custando uns 350 (uma semana no hostel PangeaPeople, sensacionaaaalll, 100 euros por uma semana + uns 200 e poucos de passagem de avião - comprado na voyages-sncf.fr, bem bom o serviço), achei meio pesado botar mais 200 só de passagem para ir "até ali" e voltar.

Quase desisti. Mas, além de ser muito teimosa e de meio que me divertir com esse tipo de desafio (tipo "vamos para a Alemanha com 400 euros"), era aniversário da minha amiga. Ela não tem amigos brasileiros, vê a família uma vez por ano e olhe lá; e, por mais que viva numa cidade fofa, que abriga o bucólico do interior com a doideira de ser alemão, eu sei como é foda estar "longe de tudo". Às vezes, a gente se liga tipo só para peloamordedeus-preciso-falar-português ou não-aguento-mais-essa-bosta-de-país!!!

E sei como é bom receber visitas dos amigos (ainda mais gostoso do que quando a gente está "em casa"). Então, decidi dar esse "presente" pra ela.

Por alguns segundos, cheguei a considerar ir de bicicleta. Mas não achei que pegar a Autobahn em duas rodas seria uma boa, ainda mais sem falar alemão e sem nenhum preparo físico. De qualquer maneira, eu teria de alugar uma bicicleta.

Depois, lembrei desses sistemas de carona e me inscrevi no Carpooling, que é um sistema da Europa, em várias línguas, com gente de vários países. Ou seja, eu, da França, posso reservar um lugar na Alemanha, mesmo sem falar um puto de alemão (tem um site mais famoso entre os alemães, mas tem um nome tipo Azafthazardendoen e não tem versão em inglês).

Com uma ajudinha do Google Translator (os anúncios estavam em alemão), consegui reservar lugares para a ida e para a volta, para Dortmund, que fica na região de Bochum (na verdade, é o contrário, enfim…).

O negócio foi bem simples, esses dois caras solicitavam reserva online e confirmavam online mesmo. Alguns fazem a negociação no modelo "me mande um SMS", mas preferi uma coisa mais "oficial". E achei bacana também. Minutos depois, eles me confirmaram e recebi um SMS e meu voucher.

Eu cheguei atrasada 15 minutos nos dois casos (e não foi culpa minha, por incrível que pareça…), mas tinha o telefone dos caras, avisei, sem problemas.

O da ida era um estilo baterista de banda de death metal, careca, enorme, todo de preto, mas de uma simpatia proporcional ao seu tamanho. As colegas de carro eram legais, mas a gente não conversou muito. Fomos ouvindo uns Evanescences da vida, mas também uns Linking Parks e coisas do gênero. Fizemos duas pausas, chegamos lá, pagamos o moço e beleza. Na volta, o pessoal interagiu um pouco mais. Um pouco. E gostei mais da trilha sonora - um eletrônico bom - sou péssima pra classificar os eletrônicos, mas era bacana.

Ida e volta = 50 euros.

Depois da viagem, os passageiros dão nota para os motoristas. Cinco estrelas pros dois amigos.


*A Jordana está morando na França. Em setembro, eu escrevi um post sobre dicas de Paris, dedicado para ela. Enquanto fica por lá, compartilha suas experiências no blog Vou ali e já volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...