sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Um tour em Milão: o que não perder durante uma visita curta

Por Bia Prescott*
Galeria Vitorrio Emanulle
Fui a Milão (Itália) e estou completamente apaixonada! Sempre quis ir para a Itália e tenho uma “mini” lista de cidades must go, entretanto, confesso que Milão não era uma das primeiras desta lista. Mas, como fomos convidados para uma festa de aniversário de uma amiga do curso do Vitor [Mazon, namorado da Bia], juntou a fome com a vontade de comer. E a cidade tem tudo para me fazer feliz: prédios antigos e charmosos (que é o me cativa sempre!), moda (as vitrines mais lindas que já vi) e comida boa. Lógico, que o resultado foi amor à primeira vista! Comparada a Paris, é uma cidade bem pequena, fizemos todos nossos passeios a pé e amamos cada segundo por lá.

Voamos de Easyjet e chegamos pelo aeroporto de Malpensa, terminal 2. De lá pegamos um ônibus oferecido pelo próprio aeroporto -- de graça e que passa a cada 7 minutos, se não me engano -- e que nos levou ao terminal 1, onde pegamos um trem para a estação Cadorna, a mais próxima de onde ficamos hospedados. Existem outros ônibus com outras opções de destino, como, por exemplo, para a estação central de Milão.
Saída da estação de trem Cadorna
Fizemos nosso roteiro seguindo as dicas de passeio da Lydia, nossa antiga professora de francês do Brasil, que é italiana de Milão, e da Olimpia (a aniversariante e razão de estarmos na cidade):

O Castello Sforzesco no olhar do fotógrafo Vitor Mazon
- Castello Sforzesco: castelo da cidade é minha felicidade! Cresci com os filmes da Disney e com a idéia de que castelo era aquilo que tinha visto no filme da Bela Adormecida, mas para a minha tristeza nunca tinha visto um... quando, finalmente, achei este. Quase dei pulinhos de felicidade e me vesti de princesa hahaha! Lindo, Lindo, Lindo!

- Parco Sempione: do lado do castelo, não deu para ver o parque como ele realmente é, porque montaram uma pista de esqui nele e estava tendo uma competição!

- Santa Maria Delle Grazie: igreja em frente onde eu estava hospedada que é onde fica A última Ceia do Leonardo Da Vinci. Dica importante: você tem que comprar seus ingressos com pelo menos três semanas de antecedência ou senão fica como eu, sem ver.

Duomo | Foto: Vitor Mazon
- Duomo di Milano: de tirar o folêgo, tem que ir e tem que subir (não subi, mas me arrependi!).

- La Scala: A legendária casa ópera de Milão, com toda sua história estava imaginando uma coisa enorme e suntuosa, mas vou te contar que o prédio é bem decepcionante. Dica da minha mãe, que entrou: as salas onde são servidas as bebidas pré espetáculos são lindas!



Um prédio que a Bia gostou!
- Gallerie Vittorio Emanuele: uma galeria de lojas e restaurantes do lado do Duomo, que abriu em 1867! Não tem como perder, é linda e tem a loja da Prada mais antiga do mundo, funcionando lá desde 1913!

- Brera: área com "cute bohemian roads" (palavras da anfitriã que descrevem perfeitamente!) e ótimo sorvete, álias, onde não tem ótimo sorvete na Itália?

- Pinacote Brera: não entramos, mas estava na lista.

O charmoso Navigli | Foto: Vitor Mazon
- Navigli: Canal de Milão, super charmoso com suas casinhas antigas em volta do canal. Lindo, pena que, quando fomos, estava muito frio e as fotos ficaram meio macabras de baixo da névoa. A Olimpia também nos deu a dica de tomar sorvete numa sorveteria lá, numa esquina, que só achamos na hora de ir embora, só que tenho que confessar que estava bem de baixo dos nossos narizes, e já estavamos congelados e sem vontade de tomar um gelato, mesmo sendo tão lindo o lugar. Não anotei o nome, mas não da para perder, uma sorveteria cheia de charme como aquela :)

- Giardini Pubblici: outro parque, com um planetarium, que estava na lista, mas não fomos.

- Ruas Fashionistas: Via Montenapoleone, Via Sant' Andrea, Via Manzoni, Via della Spiga! Muitas das grandes marcas, se não todas, estão espalhadas por essas ruas.
- Balada: Na pós-festa, fomos ao Hollywood. Me diverti horrores, esse é o único comentário que tenho a fazer.
O bondinho de Milão é a coisa mais linda!
Bom, ficamos poucos dias lá e não foram dias completamente dedicados ao turísmo. Estávamos entre amigos, em jantares, cafés da manhã e a festa de aniversário, por isto, não deu tempo de conhecer todos os pontos turísticos da nossa listinha.

E também porque escolhemos passar nosso quarto dia em outra cidade. Os planos, na verdade, eram conhecer duas outras cidades no mesmo dia (!!!), porque ambas foram altamente recomendadas: Lago Como e Bergamo Alta. Por falta de tempo não foi possível, só conseguimos ir para a segunda, mas tenho como desculpa para voltar a Itália: conhecer o Lago Como, que dizem que é lindíssimo.


* Minha prima querida Bia se formou em fonoaudiologia e se mandou para Paris em meados de 2011, onde permanecerá até o segundo semestre deste ano. Enquanto isto, eu vou torcer para que ela escreva muitos posts pro Mosaico!


>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...