domingo, 6 de novembro de 2011

A aconchegante Heidelberg



Quando desembarquei na Alemanha pela primeira vez, em novembro de 2009, visitava aquele país a trabalho e a convite da empresa de software de gestão SAP. Me buscaram no aeroporto e fui direto para a simpática Heidelberg. A viagem de Frankfurt até lá dura cerca de uma hora. A sede da SAP fica em Walldorf, mas não oferece muita infraestrutura, então, decidiram por não nos hospedar ali. Adorei: eu que nada sabia de Heidelberg achei o máximo explorar suas vielas e atrações turísticas.



Mapa com as principais atrações turísticas de Heidelberg
A cidade fica no vale do rio Neckar, no noroeste do Baden-Württemberg. Segundo a Wikipedia, são pouco menos de 150 mil habitantes. Muitos são estudantes. Lá está a Universidade de Heidelberg, a mais antiga da Alemanha, que foi fundada em 1386 por Ruprecht I e refundada em 1803 pelo duque Karl-Friedrich de Baden. É famosa até hoje pela medicina. 
Cidade universitária!
Famosa biblioteca da universidade
Não é preciso ficar muito tempo para conhecer a cidade. Eu aproveitei a tarde do dia que cheguei e boa parte do dia seguinte, já que o compromisso de trabalho seria no meio da tarde. Foi tempo suficiente para visitar os principais pontos turísticos.

O castelo é uma visita é obrigatória. Recomendo usar o funicular entre Kornmarkt e Molkenkur, via castelo. Rende lindas fotos. O castelo mistura estilos gótico e renascentista. Existem visitas guiadas, que parecem ser interessantes, mas acabei não optando por fazer.
Reparem no castelo ao alto
Castelo e jardins de Heidelberg
O que mais tem são prédios históricos: Alte Brücke, Alte Universität, Heuscheuer, Karlstor, Kongresshaus Stadthalle e Rathaus. Uma boa ideia é pesquisar no site da cidade para planejar as visitas.
Alte Brücke, a ponte antiga 

Eu adorei andar no trenzinho. Abaixo uma vista do quanto ele sobe. Lá de cima, pode-se caminhar por um tipo de bosque, que, em novembro, estava superbonito com folhas amarelas e laranjas no chão.

A cidade, até por ter muitos universitários, oferece diversos bares e restaurantes, onde é possível experimentar cervejas feitas localmente. Com o pessoal da press trip, visitamos a fábrica de cerveja e cervejaria Kulturbrauerei. Eu particularmente acho que cerveja alemã muito forte - além de eles a servirem um pouco "quente" -, mas sempre é interessante conhecer como se faz a bebida.

Fotos: Roberta Prescott
Informações práticas
Hotel que fiquei: Qube Hotel Heidelberg - Bergheimer Straße 74 - 69115 Heidelberg, Deutschland
Preço: Fui a trabalho, então, não paguei
O que achei: Ótimo. Lindos quartos, ótimo atendimento e um fantástico café da manhã.

>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...