domingo, 14 de agosto de 2011

O charme de Caravelas, refúgio de quem vai a Abrolhos

Cidade que serve de base para quem parte ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Caravelas, ao Sul da Bahia, exibe um charmoso centrinho com construções antigas, alguns restaurantes e pousadas e hotéis. É super pequena e bem simples, mas recebe bem os turistas.


Construções típicas do centro de Caravelas
Segundo a Wikipedia, Caravelas foi fundada em 1581, sendo o município criado em 1700. Em 11 de Maio de 1823 serviu de cenário do combate entre a marinha portuguesa e as forças brasileiras, durante a guerra da independência. Em 1855 passou à categoria de cidade. Mas, com o tempo, foi perdendo importância demográfica e econômica em relação à região, principalmente, depois da desativação da Estrada de Ferro Bahia-Minas.

Hoje, os turistas que passam por lá estão de passagem e usam a cidade como dormitório para ir a Abrolhos. Em janeiro de 2007, fizemos o mesmo quando escolhemos Caravelas. A diferença é que ficamos um dia a mais e aproveitamos para conhecer os arredores, as praias de Alcobaça e outras mais ao Norte. Na verdade, Caravelas tem vários canais, então, para ir à praia, deve-se seguir até Barra de Caravelas. Antes de chegar à praia, passa-se por um centrinho com uma igreja que parecia ser antiga. Há muitos barcos de pescadores que ficam refugiados perto do canal.

Pegamos a estrada (asfaltada e de terra) e desbravamos alguns lugares lindos e bastante típicos da Bahia: quilômetros de areia e coqueiros, mar aberto e agitado, além de muito vento. Na época, até encontramos um resort em construção. Diziam que a maioria das terras já havia sido comprada por italianos e espanhóis.


De volta à Caravelas, os restaurantes são simpáticos e servem pratos típicos, usando ingredientes locais, como peixes da região. Já contei que o peixe mais gostoso que comemos era também o mais lindinho que vimos no arquipélago de Abrolhos. 
Guaiamum Club
Nosso preferido foi o Guaiamum Club, cujo interior era construído em pedra, dando um ar meio bizarro, mas interessante, ao local.
Hotel Farol Abrolhos Iate Clube: chalés espalhados por uma enorme área verde a beira do canal

Leia também:
São Paulo-Bahia em 5.000 km e muita aventura

Informações práticas
Quando fui: janeiro de 2008
Hotel que fiquei: Farol Abrolhos Hotel Iate Clube
Preço: uns R$ 200 por noite, com café da manhã
O que achei do hotel: Na beira do canal, o hotel é bem gostoso. São vários chales e muita área verde que convidam para descansar. O pessoal foi bastante atencioso.
Por onde reservei: Guia Quatro Rodas e liguei para reservar



>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...