quinta-feira, 28 de julho de 2011

São Paulo-Bahia em 5.000 km e muita aventura

Na virada do ano de 2006 para 2007, eu e Thais - que já escreveu aqui sobre Fernando de Noronha - decidimos sair de carro de São Paulo e seguir rumo a Abrolhos, no Sul da Bahia. A caminhada seria longa: quase 5 mil quilômetros em estradas, que sabíamos estar deterioradas. Como o trajeto era extenso, decidimos dividir o roteiro em partes e fazer paradas estratégicas a cada, mais ou menos, 500 km. Assim, descansaríamos e também conheceríamos lugares diferentes.

Depois de analisar o mapa e com guias de turismo em mãos fechamos o plano: sair de São Paulo e parar no Rio de Janeiro, onde passamos o réveillon na companhia de minha irmã (que escreveu sobre Lübec) e a amiga Livia. Do Rio, a parada seguinte foi a praia de Meaípe, em Guarapari (Espírito Santos), e, em seguida, Caravelas (Bahia), onde ficamos hospedadas para fazer o passeio de barco até o arquipélago Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, nosso último destino antes de regressar.

Na volta, saímos de Caravelas em direção a Vila Velha (ES) - preferimos ficar lá que em Vitória, mas chegamos a passear pela capital do Espírito Santo. Após um par de dias na cidade, regressamos ao Rio e de lá voltamos para São Paulo.

Viajar pelas rodovias brasileiras exige cuidado e muita atenção. Percorremos trechos péssimos, sem acostamentos e com pistas cheias de buracos. O Estado da Bahia, certamente, foi o pior. Algumas vezes, as crateras no chão eram tão grandes que precisávamos engatar primeira e passar pela outra pista. Isto sem falar nos enormes caminhões e treminhões. São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo apresentam melhores condições.

Para se ter uma ideia, demoramos para deixar o Rio de Janeiro por conta das chuvas que não davam trégua. Imaginávamos que as estradas estariam piores. De fato foi a melhor opção. Dias antes de pegarmos a estrada, uma ponte havia caído impedindo a passagem em um trecho da BR 101 entre Rio e Espírito Santo.

Saímos de São Paulo no dia 28 de dezembro e retornamos em 14 de janeiro mais bronzeadas e certamente encantadas pela beleza das praias brasileiras. Confira os posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...