sexta-feira, 29 de julho de 2011

O que fazer no deserto do Arizona?


* Por Thaia Duó

Muitos me perguntam que tanto gosto tenho pelo deserto do Arizona. Como viver ou passear numa região tão quente e árida? Quem por lá passou provavelmente já descobriu a verdade sobre as maravilhas do Sudoeste dos Estados Unidos. Sou capaz de criar uma lista interminável de coisas para fazer no deserto e ao mesmo tempo se manter fresco embaixo do sufocante sol quente que invade as cidades do Arizona. 

Nem todo mundo concorda que qualquer caminhada nas montanhas num dia em que os termômetros batem 51º C seria uma escolha sábia, principalmente no verão. Pois bem, essa é a atividade número 1 dos turistas que por lá passam, pude ter certeza disso depois de viver pouco mais de um ano em Scottsdale, cidade vizinha de Phoenix, capital do Arizona.

Passear no deserto é algo que todos podem desfrutar, não importando quais seja seus interesses, existem inúmeras formas de entretenimento, seja ao ar livre ou em ambientes fechados. Se for lagos que você gosta, Arizona é o lar de muitos deles. Se você é fanático por golfe, existem mais de 300 campos em todo o Estado, a maioria localizada no alto das montanhas, lhe proporcionando uma dislumbrante vista.

Por outro lado, se é o tempo mais fresco que você curte, o Arizona também tem muito a oferecer, incluindo neve! Sim, eu disse neve! Se você gosta de esqui, com raquetes de neve, ou apenas gosta de ver neve no inverno, Arizona pode oferecer isso a você nas altitudes mais elevadas do norte. A cidade de Flagstaff é a mais visitada na temporada.

Assim como eu, tenho certeza que você vai se surpreender com o que vai encontrar lá! Veja algumas dicas de quem viveu e adora o Arizona:
Thaia!
Compras, restaurantes
A 5ª Avenida de Scottsdale é a região mais popular para quem quer entretenimento, ir às compras e saborear a alta gastronomia da região. O mais bacana é poder apreciar a Galeria de Arte que lá se encontra ao ar livre. Tire um dia para explorar a área, que fica logo ao sul das montanhas de Waterfront, onde lojas de renomadas marcas e fascinantes restaurantes se encontram lado a lado, tudo em um estilo bem faroeste.
Em Scottsdale nada é barato, por isso vá preparado para gastar. O estado é muito rico e pouco se vê transporte público nas cidades, os ônibus têm horários raros, então, a dica é alugar um carro e ir até o centro de Scottsdale, onde você poderá pegar um bonde gratuitamente até a 5ª Avenida. O serviço é oferecido aos turistas de hora em hora.

Outra opção é o luxuoso Scottsdale Fashion Mall, shopping com mais de 40 lojas exclusivas em todo o Arizona, incluindo Tiffany & Co., Gucci e Louis Vuitton. Localizado no canto noroeste do Camelback e estradas Scottsdale, é também a casa de um cinema de sete telas gigantescas, as maiores que já vi.

O Biltmore Fashion também tem excelentes lojas e uma agradável fonte de águas coloridas para refrescar o calor exagerado do Arizona. Neste espaço sugiro uma parada no Cheescake Fact.

Se preferirem podem ir ao El Pedregal, um lugar com muitas pedras e um dos destinos mais procurados para compras devido a sua maravilhosa vista. Semelhante a um antigo oásis marroquina, o centro comercial de dois andares dispõe de 30 lojas diferentes vendendo tudo, desde artesanato, lembranças etc.

Meu lugar de compras preferido é o Desert Ridge Marketplace, shopping localizado em Phoenix ao céu aberto e que oferece lojas especializadas, restaurantes e locais de entretenimento, com mais de 110 varejistas e restaurantes. Somente aqui você vai encontrar Ross, T.J Max e Target. No Arizona não existe outlets, então, o jeito é fuçar nessas lojas de departamento.

Entre tantos outros shoppings também recomendo o Paradise Valley Mall.

Para quem quer aventura
Cimarron Adventures and River Company é um parque gigantesco no alto das montanhas que oferece salto de paraquedas, passeio de balão e canoagem. Os aventureiros também encontram diversas trilhas que podem ser feitas a pé ou de bicicleta.

Já o Echo Canyon Recreational Area é conhecido como o paraíso para quem curte trilhas. O parque possui muitas trilhas, incluindo uma para o topo da Echo Canyon, oferecendo uma vista deslumbrante de todo o vale. É uma das vistas mais preciosas que já pude desfrutar. Já para quem não curte tanto assim fazer trilhas a dica é o Paradise Valley Drive Scenic, um monitor te leva a um passeio para ver luxuosas casas (cá entre nós é o que mais se tem naquela região) e paisagens desérticas adoráveis.

Camelback Mountain é outra dica magnifica. As montanhas atingem uma altitude máxima de 2.704 metros acima do nível do mar. Os trilheiros podem tomar uma de duas extenuantes, mas gratificante, trilhas que levam até a montanha em si, ou optar por um caminho mais fácil em torno da base da montanha. Localizada na margem nordeste da cidade, as encostas da montanha de arenito vermelho são visíveis a
quilômetros de distância.


Para aqueles que preferem trilhas curtas devido ao forte calor do deserto a dica é o Desert Botanical Garden, situado dentro de Papago Park no extremo leste de Phoenix. Um parque com uma extensa coleção de plantas do deserto, apresentando mais de 130 famílias de plantas raras e mais de 21.000 plantas total. Um punhado de trilhas curtas passa por zonas ajardinadas distintas. O local oferece exposições de arte e concertos musicais, com aulas e programas para crianças e adultos, e ainda oferece uma infinidade de maneiras de aprender sobre o deserto e conservação ambiental.

Montanha é o que não falta. Explore.

Parque Aquático
Uma maneira perfeita para se refrescar no calor do sol do Arizona é ir ao Big Surf, um grande parque aquático. Na área exterior encontram-se várias atrações, incluindo uma piscina de ondas de dois milhões de litros e até mesmo uma área de jogo de água para as crianças. Localizado próximo ao Arizona State University, o parque aquático é de fácil acesso para quem está em Tempe ou Scottsdale.

Cinema
Lembram daqueles filmes antigos com cenas de pessoas que iam ao cinema e assistiam ao filme de dentro do carro? Pois é, em Scottsdale tem. Um dos seis cinemas drive-in restantes no Arizona, o Scottsdale Six Drive-in oferece novos lançamentos a preços acessíveis. Ele também possui menu que inclui hambúrgueres, feitos sob encomenda, pizza e pipoca doce. O drive-in está no McKellips Road e Unidade McCormick perto de Green Acres Memorial Park. Em 2007 o preço por pessoa era de US$ 5,00. Vale a pena.

Zoo
O zoológico de Scosstadle é considerado o melhor dos Estados Unidos, com mais de 1.200 animais em áreas divididas por origem geográfica. É possível tocar nos animais, passear de camelo e visitar uma fazenda petting que fica dentro do zoo. O local também oferece passeio de pedalinhos e jipe, são diversas maneiras de conhecer o jardim zoológico com mais detalhes. Localizado dentro Papago Park, o zoo está situado perto do Jardim Botânico do Deserto, inundado com a beleza única do clima desértico.

Independente de qual passeio vai se aventurar aqui ficam três super importantes dicas para quem visita o Arizona:

1. Leve uma mochila com algumas garrafas de água e alguns quitutes. Mesmo que o tempo esteja mais fresco o ar ainda é muito seco e você pode ficar desidratado. Alguns alimentos ricos em proteínas, como nozes ou barras de alimentos vai ajudar a manter a sua energia.

2. Antes de iniciar sua caminhada, se a opção for trilha, definir um limite de tempo e não passar disso. A paisagem do Arizona pode ser enganadora - objetos a distância podem ser mais longe do que eles aparecem por isso não arrisque uma longa caminhada no deserto.

3. Esteja sempre com um amigo. As coisas podem acontecer no deserto, como o surgimento de cobras (muito comum no verão) e ataque dos famosos cactos jumping cholla.

Roupa ideal
Pode esquecer o jeans aqui no Brasil, certamente quem vai ao Arizona não se arrisca a usar o famoso companheiro dos brasileiros. O clima é muito quente e seco, opte por malhas leves e frescas. O filto solar e hidratantes são itens fundamentais que não podem faltar.

* Thaia é jornalista e mãe da Sophia. Escreveu para o Mosaico post sobre Campos do Jordão (SP) e promete para breve dicas sobre o que curtir em Sedona e as maravilhas do Grand Canyon. Está virando colaboradora assídua. Veja quem mais escreveu aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...