quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dicas sobre como configurar celulares para viajar

Com participação de Thais Aline Cerioni*

Ao viajar para o exterior, alguns cuidados são essenciais para você não morrer do coração quando sua conta de celular chegar. Então, o jeito é conciliar comodidade e economia para não se privar de alguns "luxos". Sendo assim, seguem dicas simples, mas que podem fazer a diferença. Pelo menos, no seu bolso!


* Antes de embarcar, ligue na sua operadora de telefonia móvel e habilite seu número para o país (ou países) de destino. Neste momento, é importante certificar-se de pedir somente voz, pois os preços cobrados para dados vão além do abusivo. Além disto, é totalmente desnecessário ativar dados, já que muitos lugares contam com redes Wi-Fi (gratuitas ou não). Sempre bom dizer que, ao habilitar voz, você também pode mandar e receber SMS (que tem custo bem aceitável e acaba sendo otima forma de falar com o Brasil). Ah e não se esqueça de perguntar os preços cobrados para cada serviço.

* Certifique-se de que seu celular ou smartphone funcionará na região de destino. Os países usam diferentes frequências de bandas nas redes GSM. Assim, verifique a compatibilidade de seu aparelho com a banda — caso contrário, não pegará. Se o celular for quad-band, fique tranquilo, pois pega em todas as regiões!

* Depois de acertar os detalhes com sua prestadora de serviço, configure o dispositivo móvel. O objetivo principal é fazer com que seu celular ou smartphone use a rede W-Fi. Atenção especial aos aplicativos, já  que, em muitos casos, eles precisam ser configurados um a um para usar preferencialmente o wi-fi. Em alguns locais, quando a rede for protegida por senha, será preciso inserir a chave de acesso.

* Um ponto bastante relevante é o uso do GPS. Digamos que você tenha um Nokia com Ovi Mapas ou um outro aparelho qualquer com GPS e para o qual vc baixou mapas de fornecedores especializados na internet: fique atento! Muitos aparelhos dizem ter GPS, mas, na verdade, usam o A-GPS (GPS assistido que, na realidade, é a localização baseada na triangulação de antenas). E todos os que possuem GPS têm uma "forcinha" do A-GPS pra se localizarem mais rapidamente. Acontece que, enquanto o GPS é uma "conversa" entre o aparelho e o satélite, o A-GPS baseia-se na troca de dados com a operadora! Ou seja, ele usa SIM pacotes de dados. No caso do Ovi Mapas (que é o que eu conheço), basta entrar em "Configurações de aplicativo">"Posicionamento" e deixar habilitada apenas a opção "GPS integrado"
 Já se você tem um iPhone ou um Android, so sorry, melhor comprar um GPS dedicado! Os dois não possuem mapas embarcados e usam serviços online para acessar mapas e localização, ou seja, vão consumir seus dados de qualquer forma!

* Se você não bloqueou o acesso aos dados via operadora (opção extremamente recomendada), terá de desabilitar manualmente os serviços de dados. Na maior parte dos aparelhos o processo é simples e basta desativar o acesso a serviços de dados quando estiver em roaming, por exemplo. No entanto, encontrei diversos relatos na internet de pessoas que não souberam como fazer ou que tiveram dificuldades por suas operadoras "customizarem" os telefones. Nesses casos, a opção é usar aplicativos para desconfigurar o ponto de acesso (como, por exemplo, o Fake APN, para iPhone) ou apps destinados a bloquear/gerenciar a conexão de dados, caso do Juice Defender, para Android

* Nerd desde sempre, Thais é apaixonada pela Nokia, como ela faz questão de deixar bem claro!

Boa viagem!

>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...