quarta-feira, 4 de maio de 2011

Gosta de cozinhar? Aproveite a viagem a Paris e faça cursos rápidos na Cordon Bleu

A escola Le Cordon Bleu é, certamente, a mais famosa entre as graduações de gastronomia. Por ano, centenas de pessoas oriundas de diversos países mudam-se por um período para Paris para aprenderem a arte de cozinhar bem. O curso completo custa uma pequena fortuna de alguns mil euros e por isto, normalmente, fica restrito àqueles que almejam tornarem-se chefs. Mas, diferentemente do que a maioria crê, há aulas rápidas (de algumas horas a um dia) por um valor bem razoável. São chamados de Les Cours pour Amateurs. 


Em janeiro de 2011, passei duas semanas em Paris e aproveitei para fazer quatro minicursos: Une soirée en l'Honneur de Julia Child; Du Verre à l'Assiette; Les Secrets du Macaron; Les Secrets du Chef. Há aulas para "colocar a mão na massa", mas, como elas tomavam o dia inteiro e eram bem mais caras, não consegui fazer. Optei por aqueles que duravam cerca de três horas, pela manhã ou à noite.


Quem não fala ou entende o francês não precisa se preocupar: há tradução simultânea para inglês. Todas as aulas nas quais me inscrevi ocorreram no (pequeno) auditório com espelhos e TVs espalhados de modo que todos podem observar o que se passa. O professor fica atrás de uma bancada incrível, totalmente equipada, e os alunos acompanham o passo a passo de cada prato. Não eram muitas pessoas. O dia mais cheio foi a noite em homenagem à Julia Child quando havia umas 15 pessoas.


Ao chegar, o aluno recebe uma pasta com as receitas que serão executadas, caneta e alguns papéis em branco para fazer anotações. As receitas incluem apenas os ingredientes - em francês e em inglês -, mas sem o modo de fazer. Com as câmeras liberadas, os participantes do cursos fotografam o passo a passo para recordar depois. Eu tirei várias fotos e anotei, principalmente, as dicas do preparo.


Mais legal que ver o chef preparando os pratos é e testemunhar que, sim, os professores da Cordon Bleu também erram. Na aula sobre macarons, foram três receitas até ficar no ponto ideal. Bem reconfortante!


No fim das aulas, os alunos degustam os pratos preparados: normalmente entrada, prato principal e sobremesa. E não faltam bons vinhos para harmonizar. Em um dos cursos eu provei o delicioso Châteauneuf-du-Pape. Incrível!


Tarte aux poires bourdalque
Filets de poisson bercy aux champignons
Em um dos dias, eu escolhi participar da harmonização vinhos e pratos. Nesta aula, além do chef, havia em classe um sommelier. Daí, preparava-se o prato e na finalização era falava-se sobre o vinho e o porquê ele combinava com a comida. Foram entrada, prato principal e sobremesa.

Ostras gratinadas com cavier e o italiano DOC Orvieto 2009 
Filet de chevreuil légèrement parfumé à la reglise salsifis rôtis à l'orange
Tinto espanhol DOC Rioja 2005 Bodegas Viñedos Pujanza
Craquelin aux pommes, sorbet ananas et sirop de mélisse
Branco francês Jurançon 2009 Domaine de Cauhapé
A lista dos cursos rápidos é vasta, com preços que variam de 40 a 170 euros. As aulas se repetem durante o ano (confira o calendário para 2011). Para se inscrever, basta entrar em contato com a escola por e-mail ou telefone. E não se preocupe: todos falam inglês!
Fotos: Roberta Prescott
Leia também
- Onde comprar utensílios de cozinha em Paris

>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...