quarta-feira, 6 de abril de 2011

A grata surpresa da murada Saint-Malo

O trem não chega até a cidade murada ou intramuros. Lá nem o ônibus entra. Ele para em um bolsão, praticamente em frente ao escritório de turismo e de onde se avista o portal que marca a entrada para as antigas construções, feitas em cima de uma ilha rochosa e muradas. É lindo. Impressiona.
Entrada para a parte Intramuros de Saint-Malo
Datada do século 12, Saint-Malo fica na região da Bretanha, bem ao Norte da França e distante algumas poucas horas de Paris. Foi lá que fiquei para ir ao e voltar do Mont Saint-Michel. Eu sabia que o monte era belo, mas não espera me surpreender com Saint-Malo.

Caminhe em cima do muro 
 A parte murada - também chamada de cidade histórica - resume o que importa ao turista conhecer. Em um dia caminhei por tudo. São poucas atrações - aquele básico da Europa: catedral, museu, igreja -, além de praças e alguns poucos monumentos, estátuas, principalmente. No entanto, o que vale mais a pena é dar a volta toda em cima do muro, observando, de um lado, o mar e, do outro, as construções históricas, muitas delas refeitas depois dos prejuízos com as guerras. Uma boa parte da cidade histórica foi restaurada por este  motivo.

O Forte Nacional

Logo na entrada, passando o portal, está a place Chateaubriand, com o Château bem em frente. Meu hotel ficava ali - uma ótima localização! Isto sem contar que à noite está era a região mais animada (para o inverno de menos alguma coisa com apenas um par de bares abertos era uma supervantagem!). O château abriga o Hôtel de Ville (prefeitura) e o Musée Municipal.


Fiquei com a impressão de que, no verão, Saint-Malo é uma badalada praia. Isto porque dos vários hotéis, muitos estão fechados no inverno. O mesmo ocorre para diversos restaurantes (creperias, principalmente): passamos por muitas que, de portas cerradas, exibiam um cartaz dizendo que estavam em férias coletivas.

Saint-Malo foi alvo de guerras e de lá partiram expedições importantes. Os combates de 1944 devastaram 80% do porto e das construções no intramuros. Com tudo reconstituído, hoje, é difícil - pelo menos para uma leiga em arquitetura como eu - perceber onde foram os estragos.


Fotos: Roberta Prescott e Carlos Eduardo Naso 
Informações práticas
Quando fui: janeiro de 2011
Hotel que fiquei: Hôtel De L'univers (12 Place Chateaubriand, Intra Muros)
Preço: 67 euros a diária para quarto duplo
O que achei do hotel: ótimo, principalmente, porque o bar mais animado da cidade é nele

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...