domingo, 13 de março de 2011

Bate-volta para Rüdesheim desde Frankfurt

A cerca de uma hora de trem desde Frankfurt, a pequena Rüdesheim é um destino interessante para um passeio de um dia - o famoso bate-volta. Em novembro de 2009, fui a trabalho para Alemanha e aproveitei o fim de semana para ficar por minha conta em Frankfurt, que, como já escrevi aqui, não é uma das cidades mais legais para se conhecer. Mas, ao contrário, a vizinha Rüdesheim am Rhein merece a visita.


Parti cedo de trem, da estação central de Frankfurt, e percorri perto de uns 70 km até chegar lá. Era fim de outono e fazia muito frio, mas não nevava. Quando cheguei, a cidade estava vazia, parecia deserta. Me informei de onde ficava o escritório de turismo e caminhei até o local, não muito longe da estação de trem.
Doce ilusão: em pleno sábado, como mostra a foto abaixo, o lugar que deveria orientar turistas como eu estava fechado. E não funcionaria no domingo também. Como alternativa, me informei em hotéis, onde também consegui um mapa com os principais pontos turísticos.
"Não trabalhamos aos fins de semana"
Rüdesheim fica na beira do rio Reno e foi declarada Patrimônio da Humanidade, o que a torna ainda mais turística. As construções históricas são bem bonitas, no entanto, o que mais me chamou a atenção foram os vinhedos. O vale do Reno está em uma região produtora de vinhos alemães e esta cidade, em particular, usa isto como atrativo turístico. Há plantações de uvas por todos os lados e lojas que vendem diversos rótulos típicos.

Plantações de uvas até nos jardins
Rota dos vinhos Riesling
O principal passeio que a cidade oferece é o teleférico. Desde uma cabine para - acho - até quatro pessoas, você percorre algumas viñas até alcançar o topo da montanha mais alta da cidade e de onde se pode observar a região.

Teleférico: o principal passeio

De volta à cidade, passeie pelas ruas, almoce em um dos restaurantes com comida típica e compre exemplares dos vinhos da região. Eu comi este prato nada light da foto abaixo e, apesar de "gordo", estava bem gostoso.




Na beira do Reno, há uma avenida, com uma ampla calçada, que convida para um passeio. Além de lojas, há cafés e restaurantes. Ótimo para "fazer hora" até embarcar de volta no trem.

Fotos: Roberta Prescott
Informações práticas
Quando fui: novembro de 2009
Hotel que fiquei: Em Frankfurt, no Hotel Rossija - Moselstraße 46-48
Preço: 78 euros por dois dias (39 euros a diária)
O que achei do hotel: péssimo, não recomendo. O hotel fica bem próximo à estação de trem, na chamada red light zone, e o quarto era bem ruim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...