quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Reims: visita de 1 dia, indo de Paris

Quem gosta de champagne precisa conhecer Reims, distante cerca de uma hora de Paris (via TGV). A cidade onde, na antiguidade, os reis eram coroados na enorme catedral gótica e que marcou a reconciliação entre alemães e franceses (em 1962) é também onde se concentram caves como Taittinger, Ruinart, Veuvet Cliquot, Pommery, G.H. Mumm, entre outras.



Conheci a cidade em janeiro de 2011. Fiz um bate-volta num sábado, saindo de Paris cedinho e voltado para a capital francesa à noite. Na verdade, comprei o TGV em promoção e consegui ir e voltar em primeira classe por 40 euros no total (normalmente, custa cerca de 40 euros cada trecho em segunda classe)! O TGV parte e retorna da Gare Saint-Lazare, mesmo comprando em outra estação de trem.

Andar pela cidade é fácil, mas, se você quiser visitar as caves, o melhor é optar pelo ônibus. Eu comprei o passe para o dia inteiro, que dava direito a quantas viagens eu quisesse. Assim, consegui me deslocar facilmente entre as caves - nem todas ficam perto. A G.H. Mumm está no lado oposto da Pommery, Veuvet Cliquot e Taittinger (estas duas últimas, infelizmente, estavam fechadas quando fui).


Visita às caves
Antes de ir a Reims é sempre melhor entrar em contato com as produtoras de champagne que você gostaria de conhecer. Algumas fecham aos fins de semana ou durante alguns meses (no inverno europeu, geralmente). Há também aquelas que só realizam visitas (quase todas têm grupos em inglês) mediante agendamento.

No meu caso, agendei ainda no Brasil o tour na G.H. Mumm, mas marquei na hora na Pommery (fui até lá e perguntei se havia vaga). Em ambas, o valor variava conforme o tipo de champagne escolhido para degustar ao fim da visita. E aí vai do gosto (e do bolso) de cada um. Como estava com o meu irmão, escolhemos tipos diferentes para experimentarmos mais. A dica é não pedir igual a do acompanhante para poder provar várias.


Além de fazer as visitas, degustei uma taça (e acabei levando uma garrafa) na Champagne Vranken, na loja da própria empresa, que fica logo em frente à Pommery. Nada de coincidência, porque a segunda foi comprada pela primeira. Apesar disto, foi muito interessante - principalmente para mim, que cubro o mercado frenético de TI - obervar a individualidade que ambas preservaram. Identidades completamente diferentes.

Degustações
Champagne Vranken:
- Cuvée Diamant

G.H. Mumm:
- Mumm Grand Cru
- Mumm Brut Rosé
Pommery:
- Louise         
- brut rosé springtime



Fotos: Roberta Prescott

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...