quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bruxelas encanta

Sede da União Europeia, da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, além de ter 75% dos trabalhos do Parlamento Europeu, Bruxelas não é tão turística quanto outras capitais dos países vizinhos e até mesmo da cidade não-distante Bruges (leia post no blog). Visitei esta cidade duas vezes - na primavera de 2003 e no outono de 2010 - e recomendo. É fácil circular e se comunicar (quase todos falam inglês).






Além do pequeno Manneken Pis - que já foi tema de um post -, famoso internacionalmente, Bruxelas tem edifícios históricos muito bonitos, como o Hôtel de Ville (prefeitura) e a própria catedral, a Saints-Michel-et-Gudule, erguida em um ponto alto da vila e cuja iluminação a deixa ainda mais bonita à noite.


Prefeitura: a torre é vista de diversos pontos da cidade


A cidade mistura o antigo com o novo em harmonia. Tem clima de grande metrópole, mas jeitão de interior. Pelo menos, eu fiquei com esta impressão. Além dos chocolates para os diferentes bolsos e gostos - prepare-se para ganhar uns quilos -, os  smurfs enfeitam as vitrines de muitas lojas de lembrancinhas. Talvez como forma de homenagear o ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford).


Um dos pontos que mais gosto é o Grote Markt ou Grand-Place. A praça, em um formato retangular, é formada por edifícios públicos e privados, construídos por volta do século 17. Eles retratam a arquitetura rebuscada da época e, atualmente, são patrimônios da humanidade - UNESCO World Heritage Site.



Fotos: Roberta Prescott e Thais Aline Cerioni 
Informações práticas
Quando fui: abril de 2003 e novembro de 2010
Onde fiquei: em 2003, em um albergue, que eu adorei; em 2010, no NH Grand Place Arenberg - Rue d'Assaut, 15
Opinião sobre o hotel: no NH fiquei um dia a trabalho e outro dia por minha conta. Se fosse escolher, ficaria em outro bem menos caro. Mas a localização era fantástica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...